Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

ONU reprova Brasil por não reduzir velocidade

Joel Leite

07/10/2015 18h21

– Década de Segurança no Trânsito prevê máxima de 50km/h nos centos urbanos

Estamos na Década de Ações para Segurança no Trânsito, decretada pela ONU com o objetivo de fazer os países tomarem medidas para a redução dos acidentes de trânsito.

Já estamos na metade da década e o Brasil ainda não consolidou implementação das legislações e políticas públicas nos cinco principais fatores de risco, que segundo a ONU são os responsáveis por mortes e lesões no trânsito e que devem ser priorizadas. São as seguintes:

O uso do capacete para motociclistas

A não associação de bebida alcoólica e direção

O uso do cinto de segurança

O uso de cadeirinhas para o transporte de crianças

E a limitação de velocidade, com máxima de 50 Km/h na área urbana.

O Brasil recebeu classificação positiva para os quatro primeiros itens, sendo reprovado no quesito "limite de velocidade urbana de 50 Km/h", onde não atende a recomendação da OMS.

Londres conseguiu reduzir em 40% os mortos e feridos no trânsito nos últimos anos, resultado que atende as recomendações da ONU. Isso graças à redução da velocidade em ruas e avenidas. Hoje, 25% dos principais corredores viários de Londres têm limite máximo de 30 km/h: são 280 km de ruas com essa velocidade.

Dados da OMS indicam que 59 países, onde se concentra 39% da população mundial (2,7 bilhões) já implantaram o limite de 50 km/h nos centros urbanos. Em muitos desses países a velocidade máxima é menor ainda.

Portanto, você que não gostou da redução da velocidade máxima que está sendo implementada em São Paulo e em outras cidades brasileiras, saiba que a tendência é essa mesma.

Diminuir a velocidade e reduzir o uso do carro é única saída para enfrentar o futuro nos centros urbanos.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.