Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

HB20 é líder na quinzena

Joel Leite

15/04/2016 15h47

– Carro da Hyundai passa o Ônix e é o mais vendido; Corolla é terceiro
– Hyundai chega a 11,5% e fica a 2,5 pontos da Volkswagen
– Vendas continuam fracas: foram 7.493 carros/dia, pior que março

HB20 HATCH LAGOA FINAL

O HB20 fechou a primeira quinzena de abril na condição de líder de vendas no mercado brasileiro. É a primeira vez que o hatch da Hyundai conquista essa posição, embora ela ainda não seja definitiva, uma vez que o Ônix poderá se recuperar na segunda quinzena e manter a liderança que conquistou nos primeiros três meses do ano.

As vendas continuam fraquíssimas em relação aos melhores momentos do setor, em 2012 e 2013, quando se vendia mais de 14 mil unidades por dia. Na primeira quinzena de abril as vendas foram de 74.930, média de 7.493/dia.

A diferença entre os dois mais vendidos, no entanto (472 unidades), indica que o HB20 tem fôlego para fechar o mês em primeiro lugar. O carro da Hyundai vendeu 5.295 unidades no período e o da GM 4.823.

Também pela primeira vez o Corolla se posiciona entre os três mais vendidos: o sedã da Toyota vendeu 3.091 unidades na quinzena e ficou em terceiro lugar, atrás do Onix, superando o Gol, quarto colocado com 2.880, e o Honda HRV, quinto, com 2.826.

Vale destacar no ranking da quinzena o bom desempenho do HB20 sedã, que ficou em décimo primeiro lugar (2.026 unidades) e da picape Toro, 13ª colocada com 1.884. Veja o ranking dos 50 carros mais vendidos na quinzena.

No ranking por marca, a GM se mantém na dianteira, seguida pela Fiat e Volkswagen. As posições seguintes, que ficaram para Hyundai e Toyota, também não foram alteradas em relação ao mês passado, mas os índices de participação da coreana e da japonesa cresceram. A Hyundai conquistou 11,5% das vendas e a Toyota, pela primeira vez, atinge a marca de 10% de participação. Veja o ranking dos 30 marcas mais vendidas na quinzena.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.