PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Hyundai é a 3ª no ranking, mas mercado vai mal

Joel Leite

17/10/2016 13h07

 – Vice da Anfavea diz que vendas podem ficar abaixo de dois milhões este ano

Hyundai HB20 R spec 03

Ainda não foi desta vez que o mercado de carros deu sinais de recuperação. O balanço da quinzena indica que as vendas de carros novos permanecem estacionadas, foram 68.708 unidades até a última sexta-feira, o que dá uma média diária de 7.634 carros, índice semelhante ao verificado em meses anteriores: com exceção de julho, quando foram vendidos 8.324 carros por dia, a média de vendas diárias está este ano entre 7 mil e 7,7 mil, exatamente METADE do que o mercado consumia em 2013.

Ao contrário do discurso de alguns dirigentes, que manifestaram otimismo logo após o….. a mudança de governo, o vice-presidente institucional de Ford e vice da Anfavea, Rogélio Golfarb, disse nesta segunda-feira no CONGRESSO PERSPECTIVAS AUTODATA 2007 que não confia em recuperação este ano; que a recuperação do índice de confiança do consumidor "não está sendo verificado nas vendas".

O dirigente prevê o início da recuperação das vendas somente a partir do segundo semestre de 2017, mas para este ano, disse que não se surpreenderia se as vendas totais (incluindo caminhões e ônibus), não chegassem a dois milhões de veículos.

Até a primeira quinzena de outubro foram vendidos 1.527.387 carros e comerciais leves. Nesse ritmo, o segmento não chegaria a 1,950 milhão até dezembro.

GM em primeiro lugar com 20,4% (13.998 unidades) e Fiat em segundo com 15,1% (10.342) são as marcas mais vendidas na quinzena. A novidade é a presença da Hyundai em terceiro lugar, deixando as outras duas tradicionais para trás: a Ford ficou em quinto lugar (9,1%), atrás também da Toyota, quarta colocada (9,5%) e a Volkswagen – ainda com problemas de fornecimento – descambou para o sétimo lugar, com apenas 6,9%. Na frente dela aparece a Renault em sexto, com 8%).

Honda, Jeep e Nissan completam a lista das dez mais vendidos na primeira quinzena de outubro.

Veja o ranking de vendas por marca

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.