Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Habilitados, mas imprudentes

Joel Leite

20/10/2016 18h33

As regras para o motorista tirar a carteira de habilitação são hoje mais rígidas, e está certo, é preciso qualificar melhor os motoristas para criar um trânsito mais humanizado, reduzir o número de acidentes e tirar o Brasil do alto do pódio no que se refere ao volume de acidentes e mortes no trânsito.

Mas não basta o conhecimento da legislação e nem mesmo boa habilidade na condução do veículo. É preciso melhorar o COMPORTAMENTO das pessoas no trânsito. O exame a que o candidato a tirar a CNH avalia a competência do futuro motorista, mas não o seu comportamento. São coisas bem diferentes.

Um estudo feito pelo Departamento de Trânsito do Reino Unido revelou que o grupo que teve as notas mais altas no exame prático para tirar a carteira de habilitação foi também o grupo que teve a maior taxa de acidentes. Que é o grupo de homens jovens.

Quer dizer: não basta conhecer as regras, é preciso respeitá-las.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.