PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Crescem as vendas de carros, ufa!

Joel Leite

01/12/2016 11h16

– Mesmo com as melhores vendas diárias do ano, não há motivo para o setor comemorar; queda no ano ainda é grande: 20,8%

Servico_carros no patio 2

Não é um indicativo de recuperação, nem de sinalização de um fim de ano melhor, mas diante de tantos balanços negativos nos últimos meses (e anos), o aumento de 12,1% nas vendas de carros no mercado interno em novembro com certeza será comemorado pela indústria. Foram comercializados 173.574 carros e comerciais leves no mês, vinte mil a mais do que em outubro, quando foram registrados 154.890 emplacamentos.

As vendas diárias foram as melhores do ano, com média de 8.680 unidades, mas as vendas totais perderam para julho (174.801) e agosto (178.113). Em relação a novembro do ano passado (189.357 unidades), houve queda de 8,3%.

Em suma, o quadro geral permanece inalterado, as vendas de carros no acumulado do ano não passam de 1.787.142 unidades até novembro, o que indica um fechamento do ano em torno de 1.950 unidades vendidas, isto é, será ser o pior ano do setor desde 2007, quando foram vendidos 2.341.032 carros.

No período janeiro-novembro do ano passado tinham sido vendidos 2.256.429 carros; a queda neste ano, portanto, é de 20,8%

A esperança é de um aquecimento do mercado em dezembro, quando o consumidor tem mais disposição (e dinheiro) para comprar e as montadoras costumam oferecer mais oportunidades: descontos, facilidade no pagamento, planos acessíveis. Mas ninguém aposta num aumento expressivo no último mês do ano. Todos descartam a possibilidade das vendas atingirem o patamar de dois milhões de unidades.

A GM confirmou a liderança, fechou novembro com 19,9%, colocando mais de três pontos percentuais sobre a Fiat, segunda colocada, que ficou com 15,6%. A Hyundai mantém a terceira posição, com 10,2%, enquanto Ford (4ª colocada) e Volkswagen (5ª) não conseguem retomar seus antigos lugares no ranking.

Somente mais três marcas – Toyota, Renault e Honda – venderam mais de dez mil unidades no mês (veja ranking). Jeep e Nissan completaram a lista das dez marcas mais vendidas em novembro.

Veja as 30 marcas mais vendidas no mercado interno em novembro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.