O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Sistema de cotas deturpa mercado de importados

Joel Leite

13/03/2017 08h30

– Em plena crise, concessionárias não têm carro pra vender
– Redistribuição das cotas não prejudica indústria local
Veja os 30 carros importados mais vendidos este ano

Está acontecendo uma situação inusitada no mercado de carros importados: limitadas pela lei das cotas estabelecida pelo governo, as importadoras podem vender no máximo 4.800 carros por ano; caso passem desse volume terão que pagar 30 pontos percentuais a mais de IPI.

O mercado está tão ruim que nem todas as marcas conseguem nem mesmo vender a cota: o balanço do bimestre é trágico: queda de 44,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com apenas 3.631 carros vendidos.

Mas a limitação das cotas faz as marcas com maior presença no mercado controlarem o volume de vendas e, com isso, o cliente muitas vezes não encontra no mercado o carro que quer comprar. Quer dizer: o setor está em crise, vendendo metade do que vendia em 2012, e alguns carros mais procurados não são encontrados na concessionária.

O presidente da Associação dos Fabricantes e Importadores, a Abeifa, José Luiz Gandini, faz gestões junto ao governo para que as cotas não utilizadas sejam redistribuídas para as demais importadoras, mas por enquanto não há esperanças de uma mudança na legislação. O próprio Gandini está sofrendo diretamente o problema com a Kia, da qual é o proprietário. A marca coreana tem nove modelos à disposição do consumidor e uma cota de apenas 400 carros por mês. Os modelos mais procurados faltam no mercado, caso do Sportage, que tem até fila de espera pra comprar: situação esdrúxula num momento de crise, sinal de que falta ajustes na lei.

Essa situação levou a uma mudança no ranking de vendas por modelo em fevereiro. O Sportage perdeu a liderança, caindo para o terceiro lugar na tabela, sendo ultrapassado pelo T5 e pelo Volvo XC60. O utilitário esportivo da JAC foi o carro estrangeiro mais vendido no mês, com 327 unidades. Veja o ranking. Repare que os importados mais vendidos são carros médios, todos utilitários esportivos, uma tendência que confirma o erro de algumas marcas no mercado de entrada, casos da JAC e da Chery, que trouxeram ao Brasil carros de entrada e não conseguiram competir com os concorrentes fabricados no Brasil nessa categoria. A propósito, há informações de que a própria Chery chinesa estaria deixando de operar no segmento de entrada, mirando os segmentos de mercado superiores, onde acredita ter maiores chances de sucesso. No Brasil a tendência parece ser idêntica.

O carro da Chery mais vendido este ano é Tiggo, outro utilitário esportivo; os demais modelos da marca praticamente não venderam nada no primeiro bimestre. Outra chinesa, a Lifan, também teve como líder de vendas um utilitário esportivo, o X60, com 150 unidades no bimestre, seguido pelo seda médio LF530.

Mesmo as marcas de luxo tiveram melhor desempenho com os seus carros mais caros, casos da Land Rover com o Freelander e o Evoque, da BMW com o X6 e do Jaguar com o F-Pace

Os dados do ranking são um claro indicativo de que uma eventual redistribuição das cotas não prejudicaria a indústria nacional, conforme argumentam os que resistem a promover essa mudança na legislação. Segundo os importadores, os clientes de carros estrangeiros não são os mesmo que buscam carros fabricados no Brasil. São pessoas que decidem por determinado modelo e aguardam a oportunidade para comprar. Ou seja: sem a disponibilidade do produto, ele não vai optar por outro e sim esperar nova oportunidade. Dessa forma, argumentam os importadores, o que está havendo é um adiamento da compra, com prejuízo para o setor e para o governo, que está deixando de arrecadar impostos.

Essa agonia vivida pelo setor de importados deve acabar este ano – acredita José Luiz Gandini – quando se encerra o prazo do programa Inovar Auto. Com isso, o setor de importados espera crescer de 30 mil unidades este ano para 60 mil em 2018.

Isso – lembrou o dirigente – se as regras atuais se mantiverem, quer dizer: se o Ministro da Fazenda se mantiver, se o presidente da República se mantiver…

Veja o ranking de vendas Importados

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
UOL Carros - Blogs - O Mundo em Movimento
Topo