Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Chegou o fundo do poço?

Joel Leite

02/04/2017 14h12

– Balanço de março indica que mercado respira: crescimento de 6,1% no mês leva quase ao empate no trimestre em relação a 2016

Para um setor que há anos não divulga uma boa notícia, o aumento de 6,1% nas vendas em março pode significar um respiro e, quem sabe, o início da sonhada retomada. Mas é preciso tratar esse resultado com cautela: as 183.868 unidades vendidas foram consequência de um mês longo, com 23 dias úteis. Tanto que as vendas diárias continuam no patamar das sete mil unidades: 7.994 carros/dia.

O crescimento em relação a fevereiro foi grande, 38,9%, embora, como se sabe, a comparação é com um mês curto, com feriados de Carnaval. O mais significativo é o resultado do acumulado no trimestre: foram vendidos de janeiro a março 459.856 carros e comerciais leves, apenas 1,1% a menos do que no mesmo período do ano passado, que teve 465.042.

Na briga entre as montadoras, a GM consolida a cada mês a liderança: fechou março com 16,9% e deixou as principais concorrentes bem distantes: Fiat e Volkswagen estão praticamente empatadas, mas mais por queda da Fiat do que crescimento da Volks. A italiana fechou março com 12,9% (23.735 unidades) e a alemã 12,8% (23.450) e ficaram a menos de três pontos da Hyundai, quanta colocada com 10,1%.

A Ford, quinta colocada com 16.825 unidades (9,2%), é seguida de perto pela Toyota, que cresceu e fechou o mês com 9,1% e 16.634 carros. Renault, Honda, Nissan e Jeep fecham a lista das dez marcas mais vendidas no mês.

Veja o ranking das 40 marcas mais vendidas em março

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.