Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Bambu no carro: pode ser melhor que metal

Joel Leite

03/05/2017 10h59

Potentially Bamboo Vehicle Interiors

Ele já está em móveis, na construção civil, na arquitetura e também em áreas aparentemente estranhas: na culinária, onde o seu broto é muito apreciado, e nas terapias corporais.

E agora, a Ford quer colocá-lo no carro. Tem sentido: o bambu é um material renovável e um dos mais fortes, resistentes e versáteis da natureza. Como não poderia deixar de ser, é a China que está pesquisando o material, já que é abundante naquela região e tem inúmeras espécies. Também no Brasil há muita quantidade e variedade de bambu, e também aqui é utilizado em diversas operações.

O navegador Amyr Klink fez uma experiência com o uso do bambu na produção de embarcações e chegou a produzir a madeira: o bambu cresce rápido, em dois anos a planta já atingi a maturidade, enquanto outras espécies levam de décadas.

O bambu tem muita resistência à tensão, isto é: aguenta ser bastante vergado sem quebrar e é considerado melhor que alguns tipos de metal. O bambu tem um desempenho melhor do que outras fibras naturais e sintéticas em provas de resistência e impacto.

O bambu está sendo preparado para a fabricação de peças e competentes automotivos. Não é novidade. Coco, sisal e outras diversas fibras naturais – produtos orgânicos – já são utilizados em partes de veículos automotores.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.