Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Alarme falso: mercado se mantém estagnado

Joel Leite

16/05/2017 09h39

Vendas na primeira quinzena de maio caem para menos de oito mil/dia

Os sinais de recuperação verificados em abril, quando foram registradas as melhores vendas diárias dos últimos meses (veja matéria), não estão sendo confirmados em maio.

O balanço da primeira quinzena mostra que as vendas de carros e comerciais leves estão abaixo das oito mil unidades mensais, como tem ocorrido nos últimos dois anos.

Foram vendidas 78.670 unidades no período, o que dá uma média diária de 7.867 carros.

A GM se mantém em primeiro lugar no ranking por marca, com 17,4% e 13.688 unidades, uma boa margem sobre a Volkswagen, que está em recuperação da má fase iniciada em meados do ano passado e que perdurou até março: a montadora vendeu 11.841 carros e ficou com 15,1% no período, com um crescimento excepcional do Gol, que ficou em segundo lugar no ranking por modelo, atrás apenas do líder Onix, mas desbancando o Hyundai HB20 da vice liderança. A Volks passou a Fiat, que caiu para o terceiro lugar (10.556 unidades e 13,4%).

Hyundai, com 9,9% (7.821 unidades) e Toyota (9,5% e 7.444 unidades) aparecem na quarta e quinta posições, na frente da Ford, que ficou em sexto lugar com 8,5% de participação. Honda, Renault, Jeep e Nissan completam a lista das dez mais.

Veja o ranking por marca da 1ª Quinzena de Maio

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.