Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Onix supera golpe e tem a maior venda no ano

Joel Leite

01/06/2017 11h07

— Mesmo sob denúncia de falta de segurança, hatch da GM vende 15 mil unidades em maio


A maior surpresa do ranking de vendas por modelo em maio foi o excelente desempenho do Onix, da GM. Não só pela manutenção na liderança, que já vem desde o ano passado, mas pelo volume de vendas, o maior do ano, isso no mês seguinte ao anúncio da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) de que o carro tirou nota zero no teste de segurança.

Contra as previsões (enquete no UOL registrou que 86% dos internautas "não comprariam" o carro) o Onix vendeu com 15.007 unidades, quase o dobro do segundo colocado, o Ka, que também é destaque no mês, pois superou o HB20, que vinha na vice-liderança desde o ano passado.

"O Onix atende todas as normas de segurança exigidas por lei e oferece ainda itens opcionais, exclusivos, como o sistema que faz notificação automática em caso de acidente e chama o resgate", disse uma fonte da GM, indicando que o consumidor não considerou a denúncia do Proteste.

O lançamento da linha 2018, com a nova versão esportiva e equipamentos como farol de neblina e travas e alarme antifurto, incrementou as vendas no mês.

As boas vendas do carro ajudaram a GM a manter a liderança num mês bastante positivo para a indústria, com vendas de 190.148 mil unidades. Pela primeira vez nos últimos tempos o balanço no acumulado do ano é positivo, veja matéria.

O Ka vendeu 9.329 unidades em maio, contra 8.982 do HB20, que caiu para a terceira posição e com pequena diferença do Sandero, quarto colocado com 8.669 carros. Em quinto aparece o Gol, com 8.219 unidades, seguido por Prisma e Corolla. Vale destacar o crescimento do Uno (8º colocado), Mobi (9º, firmando-se entre os dez mais) e a picape Strada, que volta ao primeiro pelotão.

O Compass, décimo primeiro colocado, é o utilitário esportivo mais vendido pelo segundo mês seguido e o Etios segue com uma boa média de vendas, este mês passou o Fox. Destaque também para o Renault Captur, que cresceu 72%, vendeu 815 unidades em abril e 1.409 em maio e para a Hilux, líder entre as picapes médias e se distanciando da S10.

Já o Renegade e o Kicks caíram de posição no ranking de maio, embora tenham mantido o volume de vendas.

Vendas do Onix
Janeiro 13.900
Fevereiro 11.980
Março 14.745
Abril 12.689
Maio 15.007
Acumulado 68.321

Veja os 50 carros mais vendidos em maio

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.