Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas crescem 4,2% no semestre

Joel Leite

03/07/2017 10h57

É o primeiro aumento no semestre nos últimos quatro anos; veja quem ganhou e quem perdeu

Pela primeira vez desde 2013 as vendas fecharam em alta no primeiro semestre do ano. Foram vendidos 991.573 carros e comerciais leves de janeiro a junho, o que representa um crescimento de 4,2% em relação ao primeiro semestre de 2016, quando foram vendidas 951.198 unidades.

Embora pequeno, o aumento é importante porque pode indicar a esperada retomada do crescimento. O aumento vem se cristalizando nos últimos três meses, indo além da perspectiva traçada pela Anfavea, a associação dos fabricantes, que previa estabilidade no primeiro semestre e aumento apenas a partir de julho.

O desempeno da GM foi excepcional no semestre. Além de manter uma folgada liderança de vendas, a montadora fechou o período com um crescimento de 11,6% e 175.824 unidades. Destaque também para a Ford, que cresceu 15,8% (93,5 mil unidades) e recuperou a quarta posição no ranking, uma vez que a Hyundai, quarta colocada no ano passado, perdeu 2,8% no semestre.

A Fiat recuperou a segunda posição, mas vendeu 6,1% a menos do que no primeiro semestre do ano passado (134.994) e a Volkswagen, terceira colocada, perdeu 1,4% (124.929).

Toyota (sexta colocada com 87.767 unidades), Renault (sétima, com 73.436) e Honda (oitava, com 34.155), também aumentaram as vendas em relação ao primeiro semestre de 2016, mas em índices inferiores ao crescimento de 4,2% (veja tabela).

Já a Jeep e a Nissan tiveram crescimentos expressivos: a Jeep, nona colocada, vendeu 40.371 unidades, o que representa um aumento de 53,5% e a Nissan cresceu 38,2%, com 34.155 unidades vendidas.

Suzuki (+17,3%), JAC (+17,9%) e Chery (+9,5%) também aumentaram as vendas no semestre, além das luxuosas Jaguar (+ 101,8%), Porsche (+37,5%) e Lexus (+21,8%) que tiveram aumentos expressivos no período. A Jaguar foi a marca que mais cresceu este ano.

Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas e a evolução de vendas em relação ao primeiro semestre do ano passado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.