Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Compra a prazo cresce só no mercado de usados

Joel Leite

13/07/2017 09h55

Oferta de crédito ainda é fraca no setor de novos

O número de veículos financiados aumentou 7,4% no primeiro semestre deste ano, conforme dados da Cetip. Foram comprados a prazo 2.425.796 unidades, considerando todo tipo de veículo: automóveis, motos e caminhões, novos e usados

Mas o aumento deve-se ao segmento de usados, que cresceu 14,6%, pois o financiamento de carros novos continua caindo: entre os carros de passeio a queda do número de financiando foi de 1,5% em relação ao primeiro semestre de 2016: foram comprados com parte de pagamento a prazo 513.686 carros, isto é, mais da metade do total vendido no período, que foi de 991.573 unidades. É pouco, porque numa situação normal da economia a maioria dos negócios é feita a prazo. Esse resultado indica que ainda é pequena a oferta de crédito ao consumidor, situação que emperra as vendas.

No entanto, a Cetip informa que desde fevereiro o volume médio diário de financiamentos de carros de passeio (novos e usados) vem crescendo, mas considerando dados da conjuntura econômica, principalmente emprego e confiança, ainda seria cedo para falar na recuperação do setor.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.