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O Mundo em Movimento

Como se comportaram as 25 marcas mais vendidas

Joel Leite

27/07/2017 10h11

Um retrato do mercado brasileiro no primeiro semestre analisando o comportamento de cada marca
O mercado de veículos está em baixa. O pequeno crescimento (+4,2%) no primeiro semestre não serviu nem para animar os fabricantes, até porque, a sinalização dada na primeira quinzena (veja matéria) mostra que julho não dará continuidade nem mesmo nesse inexpressivo crescimento.

Mas não quer dizer que a situação é ruim para todo mundo. Se algumas montadoras tiveram aumentos expressivos, outras estão despencando pela tabela. Quer dizer: a crise, por si só, não é a única responsável pelo mau desempenho do setor. Fatores de âmbito particular foram determinantes para o desempenho de cada marca neste primeiro semestre. E as diferenças de desempenho são grandes.

Enquanto marcas como Jeep (+53,5%) e Nissan (+38,2%) tiveram crescimentos excepcionais, outras, como Lifan (-32,2%) e Audi (-24,2%), perderam feio em comparação com o primeiro semestre de 2016. As razões dessas diferenças são muitas: atualização (ou desatualizarão) da linha, lançamentos, investimento em publicidade e promoções de venda (ou a falta deles), limitação de cotas no caso dos importados, entre outros motivos.

Apenas oito marcas venderam acima da média do mercado este ano. Além da Jeep e da Nissan, vale destacar as duas principais chinesas, JAC e Chery, que vinham de quedas bruscas nos anos anteriores e que se revigoram este ano, embora, ambas, com volumes insignificantes em relação aos que obtiveram em períodos anteriores: a JAC foi a terceira marca que mais cresceu este ano, aumento de 17,9%, mas com apenas 1.654 carros vendidos. Com 1.241 unidades a Chery cresceu 9,5%.

Suzuki, Ford e GM tiveram aumentos acima de 10% (veja quadro abaixo), enquanto a Renault aumentou as vendas em 5,1%. O desempeno da GM foi excepcional: além de manter uma folgada liderança, a montadora vendeu 175.824 unidades no período.

Honda, Toyota e Mercedes-Benz cresceram em relação ao ano passado, mas com índices abaixo da média.

Ao contrário das outras duas chinesas, a Lifan foi a marca que mais perdeu: vendeu 32,2% a menos. Com exceção da Mercedes-Benz, as luxuosas (ao contrário do ano passado, quando tiverem bom desempenho), apresentaram quedas bruscas: a Audi perdeu 24,2%; a BMW e a Land Rover 19,2%. A Kia também sofreu: – 21,2%.

Das grandes, Volkswagen (-1,4%) e Fiat (-6,1%) sequer acompanharam o mercado, enquanto as irmãs francesas continuam caindo: a Citroën perdeu 10,2% e a Peugeot -9,9%.

Veja ranking do semestre por marcas

Veja em casa link abaixo uma análise do comportamento de cada uma das 25 marcas mais vendidas no primeiro semestre, com o ranking por modelo de cada marca.

Audi
BMW
Chery
Citroën
Fiat
Ford
GM
Honda
Hyundai
Iveco
JAC
Jeep
Kia
Land Rover
Lifan
Mercedes-Benz
Mitsubishi
Nissan
Peugeot
Renault
Suzuki
Toyota
Troller
Volkswagen
Volvo

 

 

Joel Leite
Luiz Cipolli
Juliana Castellari

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.