Tradição japonesa não aceita o verde no semáforo
No século passado, conforme o uso do carro foi se popularizando, uma série de convenções internacionais foram realizadas para traçar linhas gerais de regulamentação do trânsito, de forma que as regras fossem padronizadas.
O resultado dessa convenção é que um sinal de Pare no Brasil, Ceda El Paso na Espanha ou Stop nos Estados Unidos têm a mesma representação gráfica, de forma que um motorista de qualquer país possa entender a comunicação de trânsito.
Mas alguns países não respeitam os acordos internacionais, caso do Japão, que até 1970 baseava a regulamentação da sinalização de trânsito nos costumes milenares do seu povo.
Ainda hoje o Japão mantém o semáforo nas cores vermelha, amarela e azul no lugar do verde.
Para a cultura japonesa, o verde não existia. Eram aceitas apenas diferentes tonalidades de azul.
Faz apenas mil anos que o verde começou a se popularizar, mas o azul é ainda hoje muito mais popular, mais aceito. O verde ainda é rechaçado.
No semáforo, a cor azul está sendo substituída aos poucos pelo verde. Mas ainda é comum encontrar o semáforo com o azul nos cruzamentos das ruas de muitas cidades japonesas.
Os últimos semáforos estão incorporando tecnologia led, com um azul com tons mais esverdeados, pra fazer a mudança aos poucos e não chocar o ancestral costume da população.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.