Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Como assim liberdade de impostos?

Joel Leite

24/04/2018 13h43

Em vez de reclamar dos altos impostos, deveríamos exigir o pagamento dos R$ 500 bilhões sonegados por ano

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem está comemorando nesta terça-feira, 24 de maio, o 10.º Dia da Liberdade de Impostos, com o apoio de empresários de 17 Estados brasileiros, que vão vender produtos sem o valor dos impostos embutidos A iniciativa questiona o alto valor dos impostos pagos pelos cidadãos ante o baixo retorno em serviços públicos.

É verdade que o brasileiro paga muito imposto. Refiro-me, claro, ao brasileiro médio, aquele que não consegue criar artimanhas jurídicas para se livrar do pagamento, como acontece com muitas empresas. E que também não consegue se endividar, porque tem vergonha. Ou melhor, tem moral.

Em vez de defender a Liberdade de Impostos, até porque isso é um paradoxo: se é imposto, não tem opção, não tem liberdade.

Em vez disso, devemos lutar para que os impostos sejam pagos.

Se os sonegadores, entre eles grandes empresas, gigantes do mercado, pagassem R$ 500 bilhões sonegados por ano o Brasil poderia reduzir muito a carga tributária e ampliar os serviços prestados à população.
(Os dados são do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional)

O imposto é alto porque grande parte dos devedores não paga.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.