Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Aprendendo a usar a seta

Joel Leite

28/12/2018 11h00

 

Eu vou aproveitar esses tempos de festas, de férias, quando muita gente viaja para fazer um convite ao motorista para fazer uso de um equipamento importante no carro, e que às vezes é esquecido: a seta.

Não é brincadeira, não. Tem gente que não sabe pra que serve a seta.

Quando o carro que vai ao seu lado, ligeiramente à frente, acionar a seta ele está indicando que PRECISA entrar na sua frente. Percebeu o verbo? Ele PRECISA entrar na sua frente. Ele tem algum motivo pra entrar e não cabe a você decidir se ele deve ou não entrar na sua pista. Se ele sinalizou, você deve reduzir a velocidade e permitir que ele entre na sua frente. Ele pode ter um problema à frente que precisa desviar. Como saber?

Ah! mas pode ser um espertinho só querendo tomar o seu lugar na pista. Se não for, você estará prejudicando a pessoa. E se for, pra que se portar igual aquele idiota no trânsito.

Deixa o cara passar. Três metros de rua não vão te fazer falta…

Tem gente que acha que dar a preferência é uma atitude de submissão.

Ao contrário….. Abrir mão da passagem, dando a vez para o outro é um ato de grandeza. E uma atitude inteligente.

Dê a preferência. Pode ter certeza que agindo assim você estará ganhando. Sempre.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.