Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Qual é o melhor local para a compra do usado

Joel Leite

2031-12-20T18:11:00

31/12/2018 11h00

 

Mais uma da série sobre as melhores formas de comprar um carro, hoje vamos falar de local de compra.

Onde é melhor comprar? Na concessionária, na loja, pelo site de classificado ou de particular?

Na concessionária ou na loja normalmente você vai pagar mais caro, porque a transação pressupõe uma margem de lucro.

Além disso, as concessionárias geralmente têm despesas de revisão (às vezes mesmo uma reforma) antes de colocar o carro à venda.

A negociação feita entre pessoas físicas (particular) pode ser mais vantajosa financeiramente, claro, porque não pressupõe a margem de negociação, mas muita gente tem medo de uma operação arriscada.

Qualquer transação tem garantia pelo Código do Consumidor, mas é muito mais fácil você questionar um problema, ir à Justifica se for o caso, contra um comércio estabelecido.

Na loja o consumidor tem por direito garantido do Código de Defesa do Consumidor, 90 dias.

Uma busca nos classificados da internet é o melhor começo na procura por um carro usado. Ali você tem uma infinidade de opções e isso te dá a dimensão do negócio: se tem muita oferta do carro que você quer comprar, se os preços são parecido, ou há muita disparidade, se há muitas opções em relação a versões de acabamento, de motor. Aí, quando você encontrar o carro que vale a pena ver e mandar uma proposta, já tem bom conhecimento do caso.

Agora, o melhor negócio mesmo, é comprar aquele carrinho usado do seu avô, que fica quase todo o tempo parado na garagem, só sai pra dar uma voltinha na praça de vez em quando. Tem até plástico nos bancos. E ele ainda vai te dar um desconto. Esse é o melhor negócio do mundo!

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.