Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Folia de vendas!

Joel Leite

01/03/2019 12h45

Sem Carnaval, mercado tem o melhor fevereiro desde 2014

Foto: Divulgação

Foram 189.378 carros e comerciais leves vendidos no mercado interno, um recorde para o mês de fevereiro. Desde 2014 o mês do Carnaval não vendia tanto (veja quadro). Ops!, mês do Carnaval? A razão das boas vendas foi exatamente a ausência do Carnaval, que neste ano foi empurrado para março.

Assim, no comparativo com fevereiro do ano passado, o mercado levou a vantagem de três dias: naquele mês de 2018 foram vendidos apenas 151.689 carros, portanto houve um crescimento de 24,9%. Em comparação com janeiro (190.750 unidades) houve uma pequena queda de 0,7%.

Na verdade, não é o mercado que está vigoroso, o resultado positivo de fevereiro é acidental. O setor vai pagar a conta em março.

A GM continua marcando a primeira posição, desta vez obteve 17,9% de participação, com 33.867 carros vendidos. Já a segunda posição foi conquistada pela Fiat, que em janeiro ficou em terceiro. A italiana colocou três carros entre os dez mais, vendeu 28.772 unidades e ficou com 15,2%, deixando a Volkswagen em terceiro, com 25.580 carros e 13,5%.

Renault , Ford e Hyundai ficaram na faixa das 15 mil unidades cada e 8% (veja ranking), enquanto a Toyota que em janeiro foi a quarta colocada, desta vez amargou a sétima posição, seguida por Honda, Jeep e Nissan, que fecha a lista das dez marcas mais vendidas. Destaque para a Citroën, 11ª colocada, que avança em vendas e participação: saltou de 1,1% em janeiro para 1,3% em fevereiro.

Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas em fevereiro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.