Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Vendas despencam e Lifan mantém fábrica no Uruguai fechada

Joel Leite

2006-03-20T19:19:29

06/03/2019 19h29

 

Desempenho em fevereiro foi o minguado, apenas 42 unidades; retomada da produção só com a retomada das vendas

 

Com a produção suspensa desde o ano passado, a fábrica da Lifan no Uruguai vai continuar parada até que as vendas da marca se recuperem na região. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pela direção da empresa, sediada em Salto, interior paulista.

Segundo o comunicado, "a queda nas vendas da Lifan nos mercados do Brasil e Argentina levou a direção da empresa a manter a produção parada na fábrica no Uruguai".

A unidade – que destina toda a produção dos modelos X60 e X80 para o Brasil, teve a produção suspensa em meados de 2018, após o lançamento do SUV X80; os 109 funcionários permanecem em lay off (licença remunerada com auxílio do governo Uruguaio), prática já utilizada em dezembro de 2015 pela Lifan no país. Tanto o X60 como o X80 passaram a ser trazidos da China.

O presidente da Lifan na América do Sul, Kevin Lau, disse que pretende retomar a produção no país vizinho assim que as vendas voltarem a crescer. Nesse momento, a opção para continuar abastecendo os mercados locais é a importação direta da China.

"A nossa fábrica no Uruguai só é viável economicamente com volume e estabilidade de produção, o que infelizmente não acontece desde o segundo semestre do ano passado", disse o presidente.

As vendas, que passaram de 200 unidades mensais até o início do ano passado, caíram para a faixa das 100 unidades no segundo semestre e neste ano o desempenho da marca no mercado interno está ainda pior: foram apenas 72 unidades em janeiro e 42 em fevereiro (veja tabela e gráfico de evolução das vendas).

De qualquer forma, a empresa informa que no Brasil – onde está desde 2012 – a operação da Lifan segue regularmente, com sua rede de concessionárias ativa e com a previsão do lançamento do utilitário esportivo X70 no segundo semestre deste ano.

A chinesa Lifan tem base de operações em Chongqing. Produz carros, motos, motores e máquinas e está presente em 117 países.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.