Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Carona reduz emissões e traz até mais segurança

Joel Leite

2004-04-20T19:22:53

04/04/2019 22h53

 

Um estudo global sobre o impacto ambiental da carona solidária mostrou que o procedimento, feito através do aplicativo Bla Bla Car, resultou numa redução de 1,6 milhão de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera em um ano de operação.

(O Bla Bla Car é um aplicativo promove compartilhamento em viagens intermunicipais e estaduais, atua nas rodovias.)

Feito por um instituto francês, o levantamento considerou o uso da carona em sete mil carros em oito países, incluindo o Brasil.

A média nos compartilhamento foi de 3,9 pessoas por carro.

O uso do aplicativo aumentou o número de carros nas estradas em 1,6%, mas o número de pessoas transportadas aumentou 210%. Quer dizer: um ganho excepcional.

Outros dados curiosos:

– Um em cada quatro usuários não tem carteira de motorista: são pessoas que estão postergando a obtenção da CNH porque o compartilhamento atende suas necessidades.

– Outra coisa: boa parte dos motoristas reduz a velocidade quando partilham caronas, talvez porque se sintam mais responsáveis transportando outras pessoas. Essa atitude reduz as emissões de CO2 e dá segurança aos usuários.

O compartilhamento, como se vê, tem várias vantagens.

Além da redução do número de veículos circulando nas ruas, o que melhora o trânsito; reduz as emissões e traz mais segurança no trânsito.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.