Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Novo RAV4 vem com sistema híbrido

Joel Leite

2023-05-20T19:17:17

23/05/2019 17h17

SUV da Toyota chega dia 13 de junho. Tem autonomia de mil quilômetros

O novo RAV4 que começa a ser vendido no Brasil dia 13 de junho é a quinta geração do utilitário esportivo, que funciona com eletricidade e combustão.

O carro é produzido no Japão e, além da motorização híbrida, traz novos detalhes no design, mais equipamentos de conforto e oferece maior desempenho.

O novo desenho do RAV4 propõe uma aparência mais aventureira, com linhas mais robustas e bem marcadas.

O sistema híbrido tem quatro motores: três elétricos e um a gasolina de 55 litros que, juntos, têm 222 cavalos de potência. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de níquel que retorna e energia aos motores quando o motorista aciona o freio. Com esse sistema, o RAV4 chega a de 1.000 km de autonomia.

O sistema garante uma boa economia de combustível fóssil. O carro fa faz 14,3 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade.

O SUV chega em versões: S Hybrid e SX Hybrid.

A versão S tem sete airbags, faróis de led, sistema de ventilação nos bancos dianteiros e regulagem elétrica de posição do banco do motorista. O sistema multimídia tem tela LCD sensível ao toque de sete polegadas e conectividade com smartphones, além de sistema start-stop, ar-condicionado dual zone que mantém a temperatura mais estável, controle eletrônico de tração e estabilidade e sensores de destravamento das portas por aproximação.

A versão SX vem com os mesmos equipamentos, mas tem teto solar de série, carregador de celular sem fio, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com acionamento interno ou por sensor: basta passar o pé embaixo do para-choque traseiro que a porta abre.

O versão S vai custar R$ 166 mil e a SX R$ 180mil.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.