Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Com Cactus, Citroën dobra vendas e participação

Joel Leite

04/06/2019 16h29

 

Montadora francesa já tem 1,2% do mercado; Cactus responde por 59% das vendas

Lançado em agosto do ano passado, o Cactus conquistou um espaço importante no mercado e fez a participação da Citroën crescer de 0,6% para 1,2%, com 2.526 unidades no último mês de maio, sendo que o novo modelo representou nada menos do que 58,7% das vendas da marca, conforme tabela.

De outubro (primeiro mês cheio de vendas) a maio, as vendas do Cactus chegaram a 9.885 unidades, mais da metade (51,3%) de todas as vendas da Citroën no Brasil.

O Cactus coloca a marca no segmento mais promissor, hoje, o dos utilitários esportivos compactos, onde há muita concorrência (veja quadro), mas também muita procura. Considerando apenas os concorrentes diretos – o Honda WR-V e o Caoa Chery Tiggo 2 – que estão mais próximos do tamanho do Cactus, o modelo da Citroën leva vantagem: vendeu este ano (janeiro a maio) 6.601 unidades, contra 4.885 do WR-V e 2.560 do Tiggo 2.

No ranking dos SUVs compactos, onde o Renegade é o líder (27.141 unidades), o Cactus fica na nona posição.

O carro tem motor 1.6 flex turbo de 173 cavalos e caixa de câmbio automática sequencial de seis marchas, o Cactus conta com vários equipamentos de segurança, com destaque para:

Frenagem automática e alerta de colisão: freia automaticamente

para reduzir a velocidade ou evitar uma colisão, caso o motorista não reaja em situação de perigo.

Alerta de saída de faixa: dispara um alerta se houver mudança de direção inesperada.

Alerta de atenção ao motorista: o motorista é alertado por um sinal sonoro. Após três alertas, o sistema dá o aviso de condução arriscada.

Conta também com faróis de neblina com luzes de curva, controle de aderência, sistema start/stop, visão traseira ao engatar a ré, controle e limitador de velocidade, faróis automáticos e sensores de chuva, detector de pressão dos pneus.

Tem uma boa altura em relação ao solo (225 mm) e ângulos de ataque (22°) e de saída (32°) que permitem um bom desempenho em pisos irregulares e fora de estrada. Painel digital com tela da central multimídia em preto brilhante, volante de couro e sistema de áudio com bluetooth.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.