Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Venda de importados em queda

Joel Leite

03/07/2019 17h28

Setor culpa economia fraca e dólar alto pela retração

The new Volvo XC60

O mercado de importados fechou o primeiro semestre do ano com queda de 0,9%: foram licenciadas 139.120 unidades, contra 140.455 no mesmo período do ano passado, números referentes a todos os importados vendidos no Brasil, tanto das marcas filiadas à Abeifa (associação de fabricantes e importadores) como das filiadas à Anfavea.

Em junho, 21.946 importados foram licenciados: 11,8% menos que em maio (24.892) e 14,5% menos que em junho de 2018 (25.694).

Considerando apenas os filiados à Abeifa, foram 16.219 licenciamentos no semestre, queda de 9,6% sobre o do mesmo período do ano passado.

José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, associação que reúne 16 marcas importadoras, diz que "a economia do Brasil está estagnada", por isso o mercado de importados está andando em marcha ré. O preço do dólar, que vive em oscilação, também interfere no preço dos veículos. O dirigente falou também da expectativa do setor em relação ao acordo Mercosul-Comunidade Européia.

Para Gandini, a reforma da previdência e as reformas tributárias propostas pelo atual governo do Brasil podem fazer a economia andar e acabar com a incerteza dos investidores.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.