Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Centro de segurança dará autonomia à FCA

Joel Leite

19/07/2019 11h05

Novo Safety Center vai permitir a realização do projeto completo dos carros da empresa

O objetivo da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) com a construção um espaço dedicado à segurança veicular na América Latina é fazer a empresa conquistar a autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim. Assim, o Safety Center inaugurado esta semana em Betim (e que integra o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli) poderá, entre outras coisas, realizar testes de impacto de até quatro toneladas a velocidade de 100 km/h e simular grande variedade de situações.

Com investimento de R$ 40 milhões (entre infraestrutura, equipamentos de última geração e treinamento), o centro de segurança irá realizar provas que avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes. Além de promover impacto frontal, posterior e laterais contra barreiras rígidas e postes, que são provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências não governamentais.

Safety Center. Foto: Leo Lara/Studio Cerri

Marcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA, explicou que o Safety Center (que tem uma área de 7.600 m² e pista de 130 metros) "contribui para a melhoria e agilidade no desenvolvimento d eprodutos, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente." O novo espaço coloca a empresa em posição privilegiada diante dos requisitos que virão dentro do programa Rota 2030.

Safety Center. Foto: Leo Lara/Studio Cerri

O Safety Center está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.