Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Vale tudo para não perder a liderança

Joel Leite

30/08/2019 15h22

Briga pelo primeiro lugar inclui venda de lotes para locadoras

Não é novidade a venda de grandes lotes de carros para locadoras nos últimos dias do mês. A marca quer manter a sua posição no mercado, luta pelo melhor lugar no ranking e o "time" de venda corre para cumprir o objetivo do mês.

E quando há ameaça na liderança do mercado essas ações se intensificam, caso deste mês de agosto, em que a Volkswagen tinha ameaçado a liderança da GM desde a primeira quinzena, quando fechou o período com 16,9% de participação (a GM tinha 16,8%).

Nos últimos dias de agosto a GM investiu nos parceiros de vendas diretas e desovou lotes no mercado, numa corrida para não perder uma liderança que já dura anos.

Até a última quarta-feira, dia 28, faltando dois dias de vendas para o fechamento do mês, a GM estava em segundo lugar; tinha 33.147 carros vendidos, 580 unidades a menos do que a Volkswagen, com 33.727 na liderança. No dia seguinte, a situação virou: a GM fechou a quinta-feira com 36.356 unidades no acumulado e a Volkswagen com 36.056, quer dizer: enquanto a Volkswagen vendeu 2.329 carros, e GM vendeu 3.209, o dobro da sua média diária, que é de 1.650. Alguma locadora licenciou essa diferença (cerca de 1,5 mil carros) numa só tacada, certamente Onix (que vendeu 1,3 mil num só dia e Prisma, 560 unidades).

As duas – GM e Volks – encerram agosto, portanto, com uma pequena diferença entre si, ambas na faixa dos 17% de participação e bem distante da Fiat, que manteve a terceira posição, mas ficou pra trás, com 14%.

Veja o ranking por marca do período de 1 a 29 de agosto

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.