Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Creta é o 1º dos 50 SUVs mais vendidos

Joel Leite

03/09/2019 11h27

Segmento mais disputado do mercado, SUVs têm mais de 100 concorrentes e 300 versões e responde por 22% das vendas

Com valiosos 13% de participação, o Creta, da Hyundai, é o primeiro colocado no ranking dos utilitários esportivos, o segmento que mais cresce, o segundo mais importante em volume de vendas e, de longe, o mais concorrido do mercado brasileiro. São pelo menos 100 modelos e cerca de 300 versões, ou seja: os SUVs representam hoje em torno de 1/3 de todos os carros oferecidos no mercado interno e respondem por 22% (51.080 unidades), dos 230.719 carros e comerciais leves comercializados em agosto.

O levantamento feito pela Autoinforme levou em conta apenas os 50 mais vendidos, que começa com o Creta, líder com 6.643 unidades, e termina com o Porsche Macan, que vendeu 67 carros no período. Além dos 50 primeiros, há ainda 858 unidades distribuídas entre os outros cinquenta modelos.

Os Jeep Renegade e Compass aparecem na segunda e terceira posições, com 5.188 e 4.843 unidades, respectivamente. O Volkswagen T-Cross surge em quarto lugar com 4.224 e o Honda HR-V fecha a lista dos cinco mais vendidos, com 4.054 carros no mês. Kicks, Ecosport, Captur, Tiguan e Tracker completam o ranking dos Dez Mais. Veja a lista dos 50 SUVs mais vendidos em agosto.

O utilitário esportivo é o tipo de carro mais vendido no Brasil, depois do hatch pequeno e continuam aumentando a participação e o número de ofertas. Os hatchs venderam 66.043 unidades em agosto (veja o ranking por segmento) e ficaram com 28,6% de participação, apenas 4,5 pontos percentuais a mais do que os SUVs. As demais categorias estão bem atrás: o segmento dos sedãs pequenos, terceiro mais vendido, tem 11,3% de participação e os carros de entrada 11,2%. Somente essas quatro categorias têm mais de 10% do mercado cada uma.

Veja o ranking dos SUVs mais vendidos em agosto de 2019

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.