Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Brasil entra na era dos elétricos

Joel Leite

04/09/2019 15h12

 

Primeiro híbrido com motor a álcool (flex) Corolla inicia a produção do sistema elétrico no País

 

A tecnologia foi desenvolvida no Prius, o híbrido mais vendido no mundo, mas quem vai ficar com a fama de ser o primeiro híbrido flex do mundo é o Corolla, cuja 12ª geração foi apresentada nesta terça-feira (3) no Guarujá. E é também teve o mérido de introduir o Brasil na era dos elétricos, uma vez que é o primeiro o primeiro híbrido fabricado no Brasil.

Do alto dos seus 53 anos de idade, o Corolla mantém o título de carro mais vendido no mundo. Questão de estratégia de marketing: nessas 13 gerações ele se transformou tanto que o que restou na linha do tempo foi mesmo só o nome.

O primeiro modelo, de 1966, tinha um motor 1.1 de 60 e chegou a rodas 500 metros sem apresentar problema mecânico: isso mesmo: 500 metros. A experiência foi gratificante. O Corolla se tornaria um dos carros mais confiáveis; no Brasil ele tem uma boa imagem junto ao público e ganhou todas as cinco edições da Selo Maior Valor de Revenda na sua categoria, certificação que revela os carros que menos perdem valor da na hora da revenda.

No Brasil desde 1998, o Corolla já vendeu mais de um milhão unidades e, agora renovado, deve seguir como o sedã médio mais vendido.

Além da versão híbrida (a primeira fabricada no Brasil), que tem motor 1.8 flex, o Corolla 2020 mantém as mesmas versões de acabamento, GLi, XEi e Altis, que passaram a ser equipadas com o inédito motor 2.0 de 177 cavalos e traz tecnologias que lhe garantem uma condução semi-autônoma. O Corolla híbrido faz 10,9 quilômetros com um litro de álcool na cidade e 9,9 na estrada.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.