Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Onix, o tecnolíder

Joel Leite

14/09/2019 13h48

O Onix chega a sua segunda geração com uma história de sucesso. Mesmo às vésperas dessa grande mudança, o carro continua líder disparado de vendas, com um volume quase três vezes maior do que os principais concorrentes: São mil carros por dia.

E as mudanças grandes; e muitas (veja reportagem do nosso enviado ao lançamento, Luiz Cipolli Junior). Tecnicamente, a principal delas é a adição de um novo motor 1.0 turbo de três cilindros de 116cv. Nova plataforma, novo visual, conjunto mecânico e tecnologias de carros de categoria superior. Por exemplo: seis airbags, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, wi-fi a bordo e até park assistsistema que faz o carro estacionar sozinho. Um líder tecnológico. Um tecnolíder!

Mas é incrível como algumas montadoras não largam essa mania de manter carro velho em linha. A GM fez uma mudança excepcional em toda a linha Onix, mas vai continuar vendendo o Onix e o Prisma velhos. Com nomes diferentes: o Onix velho continua a se chamar Joy e o Prisma velho é agora Onix Joy Plus.

O nome Prisma deixou de existir: na linha 2020 ele passa a se chamar Onix Plus

Mas… outro nome, carro velho, nada disso vai mudar o desempenho do Onix no mercado. Ao contrário, eles vão complementar as vendas dos modelos novos. Além disso, as tecnologias de ponta incluídas na nova geração, e sem aumento de preço, apenas solidificam uma liderança invejável; quase impossível de ser quebrada.

Joel Leite

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.