Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Andando de Creta, o SUV da Hyundai

Joel Leite

30/09/2019 14h26

Você sabe quantos utilitários esportivos existem no mercado brasileiro? Mais de 100. E se considerarmos todas as versões, o número passa de 300. O SUV é hoje a preferência do consumidor brasileiro e nesse mar de opções, o Hyundai Creta se destaca: ele é o SUV mais vendido no mercado em agosto.

Nós avaliamos a versão Prestige do Creta 2020, com seu motor 2.0 de 166 cv acompanhado de um com câmbio automático de seis marchas, conjunto que proporciona uma tocada firme, uma aceleração vigorosa e um comportamento dinâmico bem equilibrado. O sistema Stop & Go, que desliga o motor quando o carro para, ajuda na economia do combustível e reduz a emissão de poluentes.

Externamente, o SUV da Hyundai teve mudanças na grade dianteira, que ganhou acabamento cromado, e no protetor de para-choques; os faróis de neblina com DRL agora estão maiores e com uma linha de led: o DRL é o farol pra rodar durante o dia, ele acende automaticamente logo que você liga o carro. Dá mais segurança. As rodas, de liga leve e diamantadas, são de 17 polegadas, a lanterna traseira também é de led e os retrovisores elétricos têm rebatimento automático e repetidores de setas.

Internamente, o carro é espaçoso, confortável, com bancos de couro e sistema de ventilação no banco do motorista, que também possui regulagem de altura.

A central multimídia conta com tela de sete polegadas sensível ao toque, TV digital e câmera traseira com sensor de aproximação. E oferece a comodidade do carregador sem fio para smartphones, item exclusivo no segmento.

O destaque do Creta 2020 é a chave eletrônica de ignição: trata-se de uma pulseira, que o motorista usa como um relógio. A propósito, a "chave" tem acoplado também um relógio e outras funções, como contador de passos e calorias, medidor de distância percorrida e pode conectada no celular pelo aplicativo Hyundai Key Band. E, claro, destrava as portas, o porta-malas e dá a partida no motor. Funciona por aproximação.

O carro tem cinco anos de garantia e a versão avaliada, topo de linha, custa R$ 108 mil. Há ainda outras quatro versões, que custam de R$ 81 mil e R$ 100 mil.

Veja o ranking dos SUVS de agosto de 2019

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento