Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Tecnologia do elétrico vem da China  

Joel Leite

01/10/2019 15h27

Chery chinesa tem cinco fábricas só de elétricos; Arrizo é feito em Hefei.

Uma das primeiras montadoras chinesas a criar um projeto para fabricação de carros elétricos, a Cherry vem desenvolvendo a tecnologia desde 1999, tendo como pilares: carro leve e limpo.

O primeiro modelo eletrificado nasceu em 2004, um híbrido, e três anos depois chegou o primeiro elétrico puro, alimentado com baterias. Em 2014 nasceu o EQV 2 e no ano passado o Tiggo 3XE (equivalente ao Tiggo2 a combustão fabricado em Anápolis), ambos elétricos puros, quando o projeto ganhou fôlego, a produção foi ampliada.

O Arrizo elétrico apresentado nesta terça-feira (1/10/19) é produzido na fábrica de Hefei, no distrito de Anhui. Além dessa, a Cherry tem m ais quatro fábricas só de elétricos na China: Wuhu, Qihe, Shi Jiazhuang e Yibin.

A Cherry é a terceira no ranking dos elétricos na China, país que tem a maior frota do mundo no segmento.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento