Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

SP e Minas vendem metade dos carros

Joel Leite

23/10/2019 15h07

Os dois estados licenciaram quase um milhão de unidades em nove meses; Regiões Sul e Sudeste tem 71%.

Se a montadora – ou importadora – não tiver uma boa estrutura de vendas em São Paulo e em Minas Gerais, terá que se contentar em trabalhar com apenas metade dos potenciais clientes brasileiros. As vendas de carros e comerciais leves são muito concentradas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que, juntas representam nada menos do que 71% de todos os licenciamentos, num total de 1.380.685 unidades.

Apenas dois estados, São Paulo e Minas Gerais, são responsáveis por quase metade das vendas de janeiro a setembro deste ano, exatamente 923.892 unidades, ante 1.935.335 das vendas totais.

Com um dos maiores crescimentos de vendas neste ano (só perde para o Amapá), Minas Gerais está próximo a São Paulo, que sempre foi o maior mercado do País. Minas licenciou 429.968 carros este ano, enquanto São Paulo registrou 493.924.

Vale destacar a manutenção do Paraná como a terceira força do setor, atrás apenas de SP e Minas. O Paraná fez de janeiro a setembro 117.713 licenciamentos, mesmo não tendo acompanhado o crescimento este ano: enquanto o mercado cresceu 8,7% as vendas no Paraná não aumentaram mais do que 1,2%.

Em seguida aparece o Rio de Janeiro, na quarta posição, com 108.450 carros até setembro; Rio Grande do Sul, em quinto, com 103.706 e Santa Catarina na sexta posição, com 95.901.

Você reparou que os seis maiores mercados são estados das regiões Sul ou Sudeste. Somente na sétima posição é que aparece um nordestino, a Bahia, que vendeu 70.007 carros este ano. As regiões Sul e Sudeste são responsáveis por nada menos do que 71% de todas as vendas de carros e comerciais leves no Brasil: foram 1.380.718 unidades de janeiro a setembro.

Veja o ranking de venda por estado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento