Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Amapá é o estado que mais cresce

Joel Leite

29/10/2019 17h54

Maiores aumentos de vendas estão nos estados menos populosos; insuflado por locadoras, MG é exceção

O Amapá foi o estado da Federação cujas vendas de veículos mais crescerem este ano. O volume é ínfimo, quase desprezível: foram apenas 5.891 unidades nove meses (janeiro a setembro), mas de qualquer forma revelam uma necessidade do estado em aumentar as condições de mobilidade. O volume total registrado no Amapá para o ano representa apenas metade do que o mercado brasileiro vende num só dia: em setembro, por exemplo, a média de vendas diárias em todo o País foi de 8,7% carros e comerciais leves.

Em regra geral, os estados menos populosos foram os que mais crescerem este ano, como Roraima (+23,4%), Rondônia (+13,7%) e Acre (+12,5%). Exceção feita a Minas Gerais, cujo número é inflado por causa das facilidades que algumas cidades mineiras oferecerem (Belo Horizonte à frente) para o registro de veículos de locadoras. É comum locadoras de todas as partes do País lacrar seus veículos me Belo Horizonte. Foram licenciados de janeiro a setembro 429.968 unidades em Minas, 27,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Também cresceram acima da média do mercado (que é de 8,7%) os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe. Todos os demais estados não estão acompanhando o crescimento das vendas, sendo que dois deles venderam este ano um volume numericamente menor do que nem 2018, casos do Rio Grande do Norte, com queda de 1,8% (17.936 unidades) e Espírito Santo, que vendeu 3,2% a menos (31.056 carros) que nos nove primeiros meses do ano passado.

Veja quem mais cresceu e quem menos cresceu em 2019

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento