Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Onix Plus Premier x HB20s Diamond. Veja quem ganha a parada

Joel Leite

22/11/2019 10h55

Comparamos motor, potência, desempenho, dimensões, equipamentos, garantia, preço e até seguro

Os dois tiveram mudanças significativas, ganharam recentemente mais equipamentos de alta tecnologia e estão renovados para disputar a preferência do consumidor. Mas na hora da compra, surge a dúvida? Qual é a melhor opção entre esses sedãs compactos? Onix Plus ou HB20s. Além dos testes de desempenho e a opinião de especialistas, você precisa saber qual deles oferece o melhor pacote de equipamentos, itens mais modernos e de mais alta tecnologia, além do "custo de propriedade", isto é, quanto você vai gastar para andar com o carro.

Para ajudar você a decidir, fizemos o Comparativo Financeiro da versão Premier do Onix Plus com a versão Diamond Plus do BH20s, com a comparação de 37 itens, desde equipamentos, dimensões, motorização, potência, desempenho até garantia e seguro, além, claro, do preço final de cada um, incluindo itens que deixam os modelos em situação de equivalência. As versões comparadas são as topo de linha.

O Onix começa ganhando no preço final e com uma boa diferença (R$ 5,1 mil): o carro da GM custa R$ 76.190,00 enquanto o HB20 sai por R$ 81.290,00. O Onix tem também o seguro mais barato, R$ 2.241,00, contra R$ 2.598 do Hyundai para o mesmo perfil. Mas o HB20 dá uma goleada no adversário nesse primeiro bloco comparativo (veja quadro): ganha em nove itens, contra quatro do Onix, sendo que eles são iguais em outros nove quesitos.

O HB20 ganha na garantia (cinco anos, contra três), da alimentação (tem injeção direta contra a multiponto do Onix), é mais potente (120 cavalos contra 116), tem mais torque (17,5kgfm), melhor relação peso-potência (9,3kg/cv), melhor aceleração, faz de 0 a 100km em 10,7s (contra 10,4s do adversário) e velocidade final, com 191km/k (o Onix atinge 185km/h). O Hyundai tem ainda o melhor consumo urbano (12,7km/l na gasolina e 8,8 km/l com álcool) e tanque de combustível com maior capacidade: 50 litros. O Onix tem melhor consumo rodoviário (15,7 km/l com gasolina e 10,9 km/l com álcool) e pneus mais largos, 195/55 R16.

Já no segundo bloco de comparações, o das dimensões, o Onix dá de lavada: só perde na capacidade do porta-malas (tem 469 litros contra 475 do Hyundai), mas ganha em comprimento (4.473m), largura (1,730m), altura (1,471m) e distância entre eixos (2,600m).

Os dois carros trazem de série mais da metade (22 itens) da longa lista de equipamentos comparada. Itens como assistente de partida em rampa, bancos de couro, câmera de estacionamento, chave presencial e computador de bordo são de série em ambos os modelos.

Os dois trazem ainda pelo preço de tabela controle automático de velocidade, controle de tração e direção assistida, além do isofix, monitoramento dos pneus, rádio, UBS e Bluetooth, retrovisores externos elétricos, rodas de alumínio, sensor de estacionamento traseiro e volante multifuncional.

Tanto um quanto o outro trazem alguns itens de série que o adversário sequer disponibiliza como opcional. O Onix tem, por exemplo, assistente de estacionamento, luz de condução diurna, sensor de estacionamento dianteiro, airbag de cortina. E, vale destacar, dois itens exclusivos na categoria: hifi a bordo e carregador de celular por indução. No total, o carro da GM tem 13 itens de série que o concorrente não disponibiliza.

Em contrapartida, o HB20 traz equipamentos como troca retrovisor com rebatimento elétrico, troca de marchas no volante, sistema star stop, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal e frenagem de emergência. No total, são seis itens que o concorrente não disponibiliza.

Veja o quadro completo do comparativo entre os dois sedãs, com a indicação de 37 itens

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento