PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Produção fraca, exportação pior

Joel Leite

05/12/2019 16h30

Balanço mostra setor em ritmo lento

A produção de veículos se mantém em ritmo lento este ano. Até novembro, 2,77 milhões de unidades saíram das fábricas, um número apenas 2,7% maior que no mesmo período de 2018 (2,70 milhões de janeiro a novembro).

Em novembro, foram fabricados 227,5 mil veículos e houve queda de 7,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro a queda foi ainda maior: 21,2%, isso porque novembro teve três dias úteis a menos (20) que outubro.

 Se a produção foi fraca, as vendas externas foram piores que no ano passado. Foram exportados 31,7 mil veículos automotores em nbovembro, contra 34,4 mil no mesmo mês do ano passado. No acumulado, o volume é 33,2% menor: enquanto em 2018 tinha 597,5 mil unidades exportadas no período de janeiro a novembro, este ano tem apenas 399,2 mil.

Já nas vendas internas novembro registrou o melhor desempenho em vendas diárias no ano, mas o volume total também não convenceu.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento