PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Zoe e Leaf aprovados em crash-test

Joel Leite

17/12/2019 11h31

Teste prova que o carro elétrico tem a mesma segurança que os modelos com motor a combustão

O Zoe, da Renault, e o Leaf, da Nissan, foram submetidos a um teste de impacto na Alemanha (crash-test) que comprovou que esses modelos elétricos têm segurança semelhante aos carros com motor a combustão.

Os dois carros atingiram a pontuação máxima, de cinco estrelas, na classificação do programa de segurança automóvel European New Car Assessment Programme (Euro NCAP).

A avaliação foi feita Dekra, empresa especializada em segurança automotiva, em parceria com a faculdade de medicina da Universidade de Göttingen.

Os carros foram batidos em um poste projetado para simular colisões com uma árvore e numa velocidade superior à aplicada em teste de colisão padrão.

"Os padrões de danos dos testes de colisão são comparáveis aos dos veículos com motor convencional", disse Markus Egelhaaf, responsável pelos testes. Ele explicou que o sistema de alta tensão dos veículos elétricos foi desligado com segurança durante o impacto e, apesar da bateria estar um pouco deformada, nenhum incêndio ocorreu.

"As chances do motorista sobreviver a um impacto lateral com uma árvore seriam muito reduzidas nesse tipo de velocidade, um risco semelhante ao do carro a combustão", disse.

O pesquisador destacou que os testes confirmaram que ninguém precisa se sentir menos seguro em um carro elétrico do que em um carro com motor convencional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento