PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Dólar detona vendas de importados

Joel Leite

08/01/2020 20h34

As vendas de carros importados caíram 7,9% em 2019. Foram vendidos no ano 34.597 unidades, contra 37.582 em 2018. Uma participação de apenas 1,3% do mercado.

Os números ficaram abaixo da previsões da Abeifa ( Associação de Importadores de Veículos), que na começo do ano tinha expectativa de fechar 2019 com 50 mil unidades, número revisto para 40 mil.
"Infelizmente, terminamos o ano com queda, disse José Luiz Gandini, presidente da Abeifa. Ele culpou o dólar alto pelo mau desempenho do setor: "O dólar inibiu os negócios, em especial no segundo semestre do ano passado, disse Gandini.

Mesmo com a isenção dos 30 pontos percentuais adicionais do IPI, do Programa Inovar-Auto, pelo segundo ano seguido as vendas não deslancharam.

Para esse ano os dirigentes seguem otimistas e esperam vender 90 mil unidades, um crescimento de 33% juntando as vendas de importados e produção nacional de marcas associadas a Abeifa, casos como Caoa Chery, BMW, Suzuki e Land Rover.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento