PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Ano “começa tarde” e derruba venda de carros

Joel Leite

17/01/2020 15h21

Vendas de 90 mil carros devem mais que dobrar até o fim de janeiro

As baixas vendas registradas na primeira quinzena de janeiro não devem ser levadas em conta para traçar um panorama do que pode ser o ano de 2020 para a venda de carros. Isso porque, o ano começou efetivamente no dia 6, primeira segunda-feira de 2020, sendo que nos dois primeiros dias úteis, 2 e 3, houve um número reduzido de licenciamentos.

Diante disso, até que a venda de 90.141 veículos foi um bom resultado: apenas 2.026 carros a menos que na primeira quinzena de janeiro do ano passado, uma queda de 2,2%. Em relação à primeira quinzena de dezembro a queda foi gigantesca, -29%, o que é facilmente explicado: dezembro de 2019 foi o melhor mês desde 2014.

A média diária de vendas foi de 8.195 carros, número que deve melhorar na segunda quinzena, inclusive porque neste ano o feriado do dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, caiu no sábado.

No ranking por marca as primeiras três posições permaneceram: GM (16,6 mil carros), Volkswagen (14.370) e Fiat (12.745) iniciam o ano na liderança, as únicas que obtêm participação acima de 10%. Além de manter uma folgada liderança do Onix, a GM colcolou a versão sedã, o Onix Plus, em segundo lugar no ranking por modelo.

A Toyota foi o destaque da quinzena: ficou em quarto lugar com 9,5%, posição que era na Renault no fechamento do ano. A francesa caiu para o sétimo lugar na quinzena e a Hyundai, sétima no fechamento do ano, está agora em quinto. Ford, Honda, Jeep e Nissan completam a lista das Dez Mais.

Vale destacar o crescimento da Caoa Chery, que fechou 2019 na 14ª posição e aparece em 12º lugar na primeira quinzena de janeiro, superando Peugeot e Mitsubishi.

Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de janeiro

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento