Só sete marcas ganharam participação
Volks e Fiat foram as que mais ganharam. Veja quem ganhou e quem perdeu mercado em 2019
Mesmo num ano em que houve crescimento expressivo, com alta de 7,6% em relação a 2018, apenas sete, das 35 marcas que atuam no mercado interno, aumentaram a participação nas vendas. 17 marcas mantiveram a posição e onze perderam participação
Volkswagen e Fiat obtiveram os melhores desempenhos: ambas conquistaram 0,6 ponto percentual no ano passado, ficando com 15,5% (Volkswagen) e 13,8% (Fiat), contra 14,9% e 13,2% registrados no ano anterior. A alemã vendeu 411.042 unidades no ano, ficando em segundo lugar no ranking de vendas e a Fiat, terceira colocada, vendeu 366.232.
A Jeep ganhou meio ponto percentual de participação, com 129.482 carros licenciados e a Caoa Chery 0,4 ponto, com 20.196 unidades, o que lhe garantiu também o maior crescimento em percentual, 133%. A GM, líder de vendas (475.732 unidades), aumentou a participação em 0,3 ponto, mesmo que a Renault, que vendeu 239.245.
Fechando a lista das marcas que ganharam participação, a Citroën aparece com aumento de 0,2% ponto percentual no mercado brasileiro em 2019.
Na outra ponta da lista, a Ford foi a marca que mais perdeu no ano passado, ficou com um ponto percentual a menos: vendeu apenas 218.542 carros, contra 226.453 em 2018 e sua participação caiu de 9,2% para 8,2%.
Hyundai (- 0,6pp), Honda ( – 0,5pp) e Nissan (- 0,3pp) também tiveram quedas expressivas. Outras sete marcas (veja a lista) perderam 0,1 ponto percentual de participação no ano passado.
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