PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Vendas caem e 2020 deve ter resultado negativo

Joel Leite

05/02/2020 18h23

Janeiro costuma ser um mês fraco de vendas e os importados, assim como o mercado interno, sofreram leve queda. Com 2.408 unidades emplacadas, o setor registrou retração de 2,7% contra 2.475 emplacamentos em janeiro de 2019.

Ante dezembro último, quando foram comercializadas 3.379 unidades, a queda foi de 28,7%. Esses números , na verdades, incluem os carros fabricados no Brasil pelos associados à Abeifa, que são: BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki.

Para José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, o dólar em alta é o principal fator para a queda e ressalta que, neste ritmo, o ano todo pode ser de resultado negativo.

"Com o dólar acima dos R$ 4,20, não será um bom ano para os importados", comentou o presidente.

As marcas que mais venderam em janeiro foram: Kia, com 593 emplacamentos, Volvo, que emplacou 546, BMW (296), Land Rover (263) e Porsche (224).

No ranking das Cinco Mais, a única marca que teve variação positiva ante o resultado do mesmo período do ano passado foi a Porsche, que cresceu 16,7%.

Veja o ranking dos importados

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento