PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Brasil ganha duas posições e é o sexto do mundo

Joel Leite

10/02/2020 14h16

O Brasil fechou 2019 em sexto lugar no ranking mundial de venda de veículos, com 2,7 milhões de unidades licenciadas no mercado interno. Subiu duas posições, passando a França, que vendeu 2,6 milhões e o Reino Unido, com 2,5 milhões, que ficaram na sétima e oitava posições (no ano passado o Brasil era o oitavo no ranking). Ainda assim, o Brasil ficou longe dos seus melhores desempenhos, que ocorreram de 2010 a 2014, quando era o quarto maior mercado do mundo.

A China, mais uma vez, foi o país que mais vendeu carro no mundo. Foram 25,8 milhões de unidades em 2019, bem à frente dos Estados Unidos, que ficou na segunda posição com 17 milhões. Os demais países estão bem distantes dos dois primeiros colocados. O Japão, terceiro mercado mundial, fechou 2019 com 5,2 milhões de unidades; em seguida aparece a Índia, com 4,4 milhões e em quinto lugar a Alemanha, com 4 milhões.

Depois de Brasil, França e Reino Unido, aparece a Itália em nono lugar, com 2,1 milhões de unidades, e o Canadá, que fecha a lista dos dez maiores mercados do mundo, com 1,9 milhões de unidades em 2019.

Veja o ranking dos maiores mercados do mundo

Oitavo maior fabricante

No ranking dos países produtores, o Brasil ficou na oitava posição em 2019, repetindo o desempenho registrado em 2018. México (sexto colocado com quatro milhões de carros produzidos) e Coréia do Sul (sétima, com 3,9 milhões), que sequer fazem parte dos dez maiores mercados, ficam na frente do Brasil, que produziu 2,9 milhões de veículos automotores.

As cinco primeiras posições do ranking são as mesmas do ranking de vendas, mas a distância entre China e Estados Unidos se amplia: a China produziu 26 milhões de unidades, 2,5 vezes a mais que os Estados Unidos, com 11,5 milhões.

Em seguida vem Japão, Índia e Alemanha. Espanha e França  também integram a lista dos dez maiores produtores de carros do mundo.

Veja o ranking dos fabricantes do mundo

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento