PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

500, semi autônomo e elétrico

Joel Leite

05/03/2020 17h37

 

Nova geração do Fiat Cinquecento estréia no Brasil no segundo semestre

  

Um "velhinho", de 63 anos de idade, foi o carro escolhido pela Fiat para iniciar a era do carro elétrico no Brasil. Velhinho, mas que sempre esteve no auge das tendências do setor automobilístico. Um ícone do charme e da elegância sobre rodas. E que agora surge na sua terceira geração, moderno e com sistema de autonomia de nível 2.

O nome dele é… na verdade não é um nome, mas um número: é o 500, ou como se chama em italiano, o Cinquecento. E estará rodando em terras brasileiras no segundo semestre deste ano com propulsão totalmente elétrica.

O carro tem tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo e a centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.

Lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, e os sensores ultrassônicos monitoram os pontos cegos e avisam sobre qualquer obstáculo. Sensores de 360​​° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras. E é totalmente conectado, conforme você vai ver mais adiante.

O projeto levou em conta os maiores problemas vistos pelos clientes num carro elétrico, que são a limitação de autonomia e o longo tempo de carregamento das baterias.

O motor tem uma potência de 87 kW (118 cv), que leva o carro a 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos. E as baterias de íons de lítio do Cinquecento têm capacidade de 42 kWh e dá uma autonomia de 320 km e o carro tem um sistema de carregamento rápido: em apenas cinco minutos ele ganha uma autonomia de 50 km e em pouco mais de meia hora (35 minutos) ele garante 80% de autonomia.

O novo Fiat 500 usa postos na rede pública, mas pode ser carregado numa tomada comum, na garagem, sendo que a carga completa é feita em pouco mais de seis horas.

Em caso de necessidade, um sistema melhora os recursos do carro para garantir a chegada à estação de carregamento mais próxima. Ele limita a velocidade máxima, a resposta do acelerador; desativa o ar-condicionado e o aquecimento dos bancos, reduzindo o gasto da energia. O motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento.

 

Equipamentos

Veja os sistemas de segurança e conectividade que o novo Cinquecento elétrico está trazendo para o Brasil

1) Infotainment U Connect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Usa o sistema operacional Android Auto, com widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25″ de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, seguindo suas linhas.

2) O Uconnect 5 combinado ao módulo Telematic Box, bem como a função de chamada de emergência obrigatória, oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade:

3) My Assistant: sistema que conecta o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte para resolver qualquer problema. O cliente também receberá um relatório por e-mail, no qual poderá verificar o status atual do carro;

4) My Remote: no smartphone, os clientes podem verificar o nível de carga da bateria, agendar o carregamento do veículo para os horários mais econômicos; encontrar a localização exata do carro; trancar e destrancar as portas; acender e apagar as luzes e programar o sistema de ar-condicionado;

5) My Car: para verificar o estado do carro, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus ao cronograma de revisões;

6) My Navigation: através do aplicativo móvel, é possível enviar o destino para a navegação do carro, identificar a rota e radares de velocidade, verificar as condições de trânsito e do clima ao longo do caminho. Ele também permite visualizar pontos de carregamento localizados perto do usuário, sendo demonstrados graficamente no mapa os locais que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas sempre serão mantidos atualizados, sem fio;

7) My Wi-Fi: um verdadeiro ponto de acesso que conecta até oito dispositivos eletrônicos à Internet ao mesmo tempo, como em casa. O My Wi-Fi também permite que você interaja com seu carro com a tecnologia de assistência por voz da Amazon Alexa, líder do setor.

8) My Theft Assistance: os clientes são imediatamente notificados em caso de roubo de seu carro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento