PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Álcool, água e sabão

Joel Leite

16/03/2020 17h40

Veja como higienizar o carro para evitar a contaminação com o vírus

A contaminação com o coronavírus é rápida e sutil, acontece pelo contato com gotículas de saliva ou superfícies contaminadas, portanto, carros, principalmente os que atendem serviços de compartilhamento, como Uber e 99, podem carregar o vírus (que sobrevive até nove dias) e provocar a proliferação.

A quantidade de pessoas infectadas tem aumentado no mundo todo. No Brasil, já existem mais de 234 casos e a maioria está concentrada em São Paulo (152) e no Rio de Janeiro (31).

Para reduzir a contaminação, especialistas separaram algumas dicas de como higienizar o veículo com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde:

1 –Passar pano com álcool ou usar água e sabão nas partes onde tem mais contato como maçanetas, câmbio, botões, volante e painel;

2– Manter os vidros abertos quando transportar passageiros para maior circulação do ar;

3 – Se precisar deixar o carro fechado com o ar-condicionado ligado, é importante trocar os filtros para garantir que o vírus não circule;

4– Bancos e carpetes podem ser limpos com alvejante ou amoníaco, masé preciso remover com um pano seco depois, caso contrário, o vírus pode resistir e continuar contaminando;

5 –Deixe um frasco de álcool em gel para motorista e passageiros usarem quando entrar no carro;

6 – Lavar sempre as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e usar máscara descartável também são medidas recomendadas pela OMS para diminuir as chances de contaminação.

Neste período de maior contágio, a recomendação é fazer a limpeza do carro pelo menos uma vez por dia.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento