Aumenta a procura por carro alugado
Locadoras compram 22,8% dos carros de passeio em 2019
No ano passado a locação de carro teve bom crescimento no Brasil, conforme os dados da Abla, associação que reúne as locadoras. O presidente Miguel Junior acredita que o consumidor está realmente se desapegando do carro próprio e preferindo o aluguel por ser mais prático e barato, uma vez que o custo de manutenção e impostos não estão embutidos.
O número de usuários passou de 43 milhões em 2018 para 49,7 milhões em 2019 (15,3% a mais) e a quantidade de locadoras passou de 8.033 mil (2018) para 10.812 no ano passado.
"O brasileiro está se acostumando a usar carro locado porque apresenta condições vantajosas para as pessoas que não precisam se preocupar com licenciamento, emplacamento, seguro e manutenção", disse o presidente.
Com o aumento do número de usuários, as empresas precisaram comprar mais carros. Enquanto em 2018 as locadoras emplacaram 412,7 mil unidades, no ano passado foram 514,3 e 22,8% de participação no mercado.
A GM foi a empresa que mais vendeu carros para locadoras: 130,4 mil unidades e 24% de participação. A Fiat vem em segundo lugar, com 107,5 mil e 19,8%, seguida da Volkswagen (105 mil unidades e 19,4% de participação), da Renault (75.305 mil e 13,9%) e, para fechar o top cinco, a Ford (68,9 mil e 12,7%).
O carro mais emplacado foi o Ônix (84,8 mil unidades). Os outros veículos ainda não foram divulgados pela associação.
O segmento que mais cresceu no ano passado entre as locadoras foi o dos hatchs pequenos (31,9%). Os de entrada também se destacaram com crescimento de 24% entre 2018 e 2019. Completam o top 5 os sedãs pequenos (14%), os SUVs (11,5%) e os furgões (5,6%).
A frota total das locadoras é de 1.513.627 unidades.
Veja ranking das marcas que mais venderam para locadoras
Veja ranking dos segmentos que mais cresceram
Por Kalyne Rannieri
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