PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

GM quer o Tracker como referência no segmento

Joel Leite

18/03/2020 18h49

 "O carro chega com novo design e novas tecnologias de segurança e conectividade."

Se você é leitor de reportagens sobre carros, já deve ter lido essa frase dezenas de vezes nos últimos anos. Às vezes há um pouco de exagero no que de refere às linhas externas do carro: algumas montadoras chamam de "novo design" pequenas alterações na grade, nos faróis, no pára-choque. Sobre as tecnologias de segurança e conectividade, elas podem não ser inéditas no segmento, mas novidades no modelo que está sendo lançado.  Isso porque, esses dois itens são os mais inovadores, os mais valorizados pelos novos compradores de automóveis.

O Tracker mudou completamente na versão 2021 e por isso a GM aposta que ele se transforme na referência no segmento dos SUVs compactos, talvez o mais disputado e mais concorrido no mercado brasileiro atualmente.

Cancelado o lançamento presencial, a GM apresentou o carro para a imprensa especializada numa coletiva on line. O carro apresenta dos motores novos, 1.0 e 1.2 e cinco opções de acabamento, design novo e recheado de equipamentos de segurança. Vem também com conexão com a internet.

Na lateral o carro ganhou a terceira janela, na coluna traseira, aumentando a visão do motorista nas manobras. Ele também ficou 12 mm mais comprido e 15 mm mais largo.

A parte inferior e a base dos para-choques, das portas e dos para-lamas (esses com a adoção de uma moldura preta) reforçam o aspecto robusto do carro

Ele tem faróis led duas a três vezes mais potentes que os tradicionais, luzes de condução diurna, luz auxiliar lateral que amplia a área iluminada em manobras e curvas. E detalhes luminosos que facilitam a identificação do veículo à noite na versão Premier.

Tampa traseira nova, placa deslocada para o para-choque, que conta com refletores e luz de neblina, painel mais largo e com melhor visibilidade; a tela central de LCD tem oito polegadas.

No volante, comandos do limitador e do controlador de velocidade e botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.

O espaço traseiro ficou maior, com encosto de braço central basculante e com porta-copos e o porta-malas também cresceu: é 30% maior, assim como a área envidraçada, com o teto-solar panorâmico (opcional).

         O carro tem seis airbags, assistente em partida em rampa, assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento, entre outros sistemas de segurança, como sistema de freio em curvas, manutenção da trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga,

alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

         O Tracker oferece também o serviço de telemática On Star. Caso o carro seja roubado, o sistema o localiza e força a sua parada e numa batida com deflagração dos airbags, um sinal é enviado à central de atendimento.

Vem com assistente de estacionamento semiautônomo para vagas paralelas e perpendiculares, sensor de chuva e sensor crepuscular.

         Com a chave no bolso, o veículo identifica o usuário, destrava as portas e aciona a ignição.

São duas opções de motor 1.0 T(16,8 kgfm e 116 cv) e 1.2 T (21,4 kgfm e 133 cv), dependendo da versão.

Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Tracker roda até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos.

O 1.2T percorre na estrada médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

A aceleração do 1.0T  é de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.

Veja os itens do Pacote On Star

– Auxílio para resgate em caso de acidente

– Assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service

– Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto

– Serviços de emergências

– Comandos remotos

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento