PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Vendas estão normais, mas vão cair

Joel Leite

20/03/2020 15h49

 

As vendas de carros e comerciais leves se mantiveram estáveis até esta sexta-feira (20/3/20), com algumas lojas notando a redução do fluxo de clientes, mas a maioria mantendo o número de licenciamentos, uma vez que os registros referem-se a negócios feitos em dias anteriores.

Os revendedores aguardam uma queda drástica a partir de segunda-feira, como reflexo da quarentena da população.

Para Paulo Cardamone, da Bright Consulting, a situação faz as pessoas ficarem inseguras em fazer investimento, além de terem pouca oferta, porque a maioria das concessionárias permanece fechada. Além disso, deverá haver redução de oferta por causa das paralisações da produção.

Em artigo Com Coronavírus vendas de Veículos Leves retornam a patamares pré-2019, Cardamone estima que as vendas de veículos leves cheguem a 2,610 milhões de unidades em 2020, abaixo, portanto, do resultado do ano passado (2.,659).

A paralisação das empresas de Wuhan, epicentro da disseminação do vírus Corona, já afeta fábricas na Coréia do Sul e no Japão e os efeitos chegarão no Brasil.

Para o consultor, o efeito direto da pandemia é o aumento do custo dos veículos produzidos no Brasil, uma vez que, hoje, o conteúdo importado varia de 30% a 70% do custo variável, por causa principalmente do grande volume de equipamentos tecnológicos importados.

Até a última segunda-feira (16/3/20), as vendas ao mercado interno registraram 112.185 carros vendidos, um crescimento de 8,3% em relação a primeira quinzena de fevereiro e um excepcional aumento de 42,9% sobre a primeira quinzena de março do ano passado.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento