PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Até o pneu está conectado

Joel Leite

24/03/2020 12h53

Pneu inteligente da Goodyear informa as condições da via e reduz a distância da frenagem

Numa sociedade em que a conectividade é a palavra de ordem, a indústria trabalha para não deixar nada de fora. A chamada internet das coisas, que faz interconexão digital de objetos, atinge os principais itens de um automóvel.

A Goodyear está conectando os pneus do carro com o computador de bordo, de forma que essa comunicação indique as características ideais de condução, ajudando a melhorar o potencial de desempenho e a dirigibilidade do veículo. A empresa realizou testes rodando três milhões de quilômetros em estradas com pneus conectados.

O sistema permite que a frenagem com os pneus conectados pode reduzir a distância de parada em até 30%.

O pneu inteligente mede o desgaste, carga, pressão, temperatura, analisa as condições da estrada, permitindo que o veículo se adapte e tenha o melhor desempenho em cada uma das condições da pista.

O pneu é a única parte do carro que tem contato com o piso, portanto é natural que é dele que devem vir as informações para obter uma melhor dirigibilidade, melhorando o desempenho, o consumo e a segurança.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.

Blog O Mundo em Movimento