PUBLICIDADE
Topo

Histórico

FCA adia lançamentos, mas mantém investimentos

Joel Leite

31/03/2020 19h31

Previsão é de queda de 40% nas vendas. Na Argentina, mercado caiu a zero

Antônio Filosa, presidente da FCA

A FCA, que é líder de mercado na soma das suas duas principais marcas, Fiat e Jeep, reformulou totalmente os planos para este ano: adiou lançamentos, paralisou fábrica, deu férias coletivas aos funcionários e organizou um amplo programa de apoio ao governo e à população para contribuir com a luta contra o vírus Corona, como construção de hospitais nas fábricas em Minas Gerais e Pernambuco, produção de máscaras,  respiradores etc.

Antonio Filosa, presidente da montadora, fez uma previsão bastante pessimista do setor para este ano, calculando em uma queda de 40% nas vendas, mesmo assim, disse que há quem fale em queda de 60%. Deu um retrato ainda pior na América Latina: segundo ele, o mercado no Continente deve ter uma queda de 80% provocada pelo vírus e que na Argentina as vendas já caíram a zero.

Todos os lançamentos previstos para este ano foram adiados. A picape Strada, que deveria chegar às concessionárias este mês (março) deverá ser lançada em junho ou junho. Os utilitários esportivos, da Fiat e da Jeep, que seriam lançados este ano, devem chegar somente no segundo semestre de 2021. O dirigente, no entanto, garantiu que o investimento de R$ 16 bilhões planejado pela companhia será mantido, apenas adiando o prazo, que era de 2018 a 2024 e passou para 2025.

A fábrica de motores, que estava sendo construída em Betim, foi paralisada, assim como as linhas de montagem em Betim e Goiana, em Pernambuco. Os funcionários estão em férias coletivas até o dia 21 de abril.

Filosa disse que a FCA está aproveitando este período para planejar a retomada da produção e a normalidade do mercado logo que possível, no que a empresa chama de Retomada Inteligente. "è a Smart Restart, onde aprimoraremos as nossas fortalezas e identificaremos as fraquezas,  corrigindo-as", disse o presidente.

A empresa se mantém trabalhando em home Office, mas articulada com seus parceiros, fornecedores e concessionários, planejando a retomada.

Veja a entrevista de Joel Leite com Antônio Filosa, feita no início de março

 

Joel Leite e Luiz Cipolli Junior

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.