PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Fiat e Jeep arregaçam as mangas contra o vírus

Joel Leite

31/03/2020 18h16

Montadora vai construir hospitais de campanha, doar e fabricar equipamentos para tratamento de infectados

A FCA, diante do crescente número de infectados por coronavírus no Brasil, resolveu mostrar a força que tem e vai investir em estruturas e materiais para ajudar no combate à doença.

A montadora está alinhada com governos federal e estaduais e vai ajudar os estados de acordo com a demanda e número de infectados.

"Nosso programa abrange desde doações às autoridades da saúde até o aproveitamento das habilidades de nossos profissionais nas áreas de engenharia, manufatura, design, finanças, logística e direito para auxiliar em diversas frentes no combate aos efeitos da pandemia no Brasil", afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA.

Entre as principais ações estão a ajuda para instalação de hospitais de campanha, a produção de itens hospitalares como ventiladores pulmonares e máscaras, e doação de recursos e materiais para apoio à área da saúde.

O primeiro hospital de campanha com apoio da montadora começou a ser instalado em Goiana/PE, com capacidade para 100 leitos, posto de enfermagem, sala de inalação, além de dez consultórios e uma sala de triagem para atender a população. A estrutura deve começar a funcionar na segunda quinzena de abril.

Em Betim (MG), o Fiat Clube, área esportiva da montadora, vai ser usado pela prefeitura municipal para a instalação de um hospital de campanha com 200 leitos afim de fazer triagem, diagnóstico e internação de pacientes confirmados com a doença. O hospital começa a atender a população ainda esta semana.

Junto com a Federação das Indústrias de Minas Gerais, a FCA vai contribuir com a instalação de estrutura personalizada para pessoas infectadas com o coronavírus no Hospital Mater Dei, em Betim. O espaço terá até 240 leitos, sendo 180 de tratamento intensivo e 62 de internação.

Diante da demanda por recursos e aparelhos para tratar pessoas infectadas, a FCA vai dar suporte fabril a empresas fabricantes de ventiladores pulmonares para acelerar a produção nas áreas de logística e está fechando parcerias com fabricantes internacionais.

A montadora também vai, junto com o Senai, consertar 610 respiradores mecânicos danificados para uso nos hospitais de campanha de Pernambuco e Minas Gerais.

As máscaras de uso médico (diferente das comuns, elas vedam nariz e boca e filtram o ar) também são prioridade do projeto, que vai produzir duas mil peças para atender hospitais de Minas Gerais e Pernambuco.

Os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, que fazem parte do parque de fornecedores do polo automotivo Jeep, em Goiana, doaram 600 macacões de segurança ao SAMU, 2,5 mil pares de luva e máscaras para ajudar no combate em Pernambuco.

Outras 60 mil máscaras e 100 kg de álcool em gel foram doados pela montadora em Minas e Pernambuco.

Com o objetivo de facilitar a mobilidade das autoridades do governo e profissionais da saúde de Minas Gerais, a montadora emprestou 125 veículos pequenos e grandes ao estado.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.