Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Em vez de carros, leitos, máscaras e respiradores

Joel Leite

02/04/2020 15h42

Em tempos de coronavírus, as montadoras trocaram a produção de carros por ações que ajudem a saúde pública a controlar a pandemia no Brasil.

A FCA anunciou a construção de hospitais de campanha em Minas Gerais e em Pernambuco, vai doar milhares de máscaras, macacões de proteção, luvas e álcool em gel e está ajudando na manutenção e produção de ventiladores pulmonares e respiradores.

Cestas básicas, produtos de higiene e limpeza serão doados pela GM nas comunidades que surgiram ao redor das fábricas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A montadora também doou óculos de proteção para médicos da rede pública de Gravataí (RS), Joinville (SC) e São José dos Campos (SP).

Assim como a Fiat e a Jeep, a GM se uniu ao Senai e outras empresas para recuperar 3,6 mil respiradores, que deverão abastecer hospitais públicos e particulares do País, além de emprestar 105 veículos para as prefeituras nas regiões onde tem fábrica.

A Toyota vai adaptar quatro picapes Hilux para serem usadas como ambulância, vai doar 30 mil frascos de álcool em gel para o governo de São Paulo e também está recuperando respiradores.

Para evitar que as pessoas do grupos de risco e profissionais da saúde usem transporte público, a Hyundai criou o Transporte Solidário, que vai disponibilizar os carros de test-drive das concessionárias para levar as pessoas até o destino gratuitamente. O serviço pode ser agendado pelo telefone 0800 772 1717. Os carros e os passageiros serão higienizados.

O Transporte Solidário já funciona em Santa Catarina e deve começar em todos os estados onde a Hyundai tem concessionária nos próximos dias.

Outras iniciativas:

– As concessionárias de caminhões e ônibus da Volkswagen vão fazer entrega de peças, terão retirada de veículos com horário agendado e vão continuar funcionando apenas para serviços de manutenção. A empresa reforça que está tomando todos os cuidados de higiene e distanciamento recomendados pelas autoridades de saúde.

– A Heliar está vendendo bateria online e faz a entregar gratuitamente. Para comprar basta acessar o site  www.heliarexpress.com.br ou ligar no 4003-3048.

– A Arteris, concessionária de rodovias, disponibiliza álcool em gel nas praças de pedágio e está doando kits de higiene para motoristas de caminhão.

– A Caoa Chery está atendendo na casa do cliente, assim como a importadora Direct Imports.

– A fábrica de motos da Honda em Manaus, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, vai fabricar protótipos de respiradores mecânicos para os hospitais do estado.

– A equipe de engenharia da Volvo vai desenvolver, com apoio dos governos e empresas europeias, chinesas e norte-americanas, tecnologias online de informação para ajudar a salvar vidas e empresas durante a pandemia.

– As empresas Randon, Marcopolo e Simecs de veículos pesador vão doar R$ 3 milhões para os hospitais de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, afim de suprir a necessidade de equipamentos e produtos de higiene.

– Para que as pessoas não deixem de comprar, a Harley-Davidson está vendendo acessórios, como roupas e capacete, e motocicletas online. O cliente pode receber os acessórios em casa e o veículo pode ser retirado com horário agendado.

– A Volkswagen, em parceria com a associação de distribuidores Assobrav, vai fazer manutenção gratuita dos veículos da montadora até o dia 31 de junho em São Paulo e no Paraná. Para agendar e saber quais concessionárias farão o atendimento basta ligar no telefone (11) 4435-1006.

 

Kalyne Rannieri

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.