PUBLICIDADE
Topo

Histórico

A crise está só no começo

Joel Leite

06/04/2020 10h07

O buraco é tão grande que fabricantes não fazem previsões

Após uma previsão feita no início do ano, a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, costuma reavaliar o mercado e refaz periodicamente as previsões. Desta vez, no entanto, o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, que deu uma entrevista coletiva diretamente da sua casa, nesta segunda-feira (6/4/20), disse que não há a menor possibilidade de fazer uma reavaliação das previsões, dada a profundidade da crise.

As vendas em março caíram 19% sobre fevereiro, conforme adiantamos aqui na semana passada (1/4/20) e a produção teve queda de 7%, sendo que abril será infinitamente pior.

"A crise está afetando todos os segmentos da indústria: produção, vendas, consumidores, investimentos, mercado financeiro etc. Por isso  não há a menor condição de fazer qualquer previsão".

O que ele ariscou a dizer é que espera um segundo trimestre muito ruim, uma retomada no terceiro trimestre e a consolidação no quarto. Trata-se, no entanto, mais de uma expectativa do que uma previsão.

Nem mesmo observando as previsões das consultorias sobre a expectativa do PIB é possível ter uma noção do que vai acontece com a Economia, avalia Luiz Carlos Moraes. Das dezenas de consultorias consultadas, ele viu grandes diferenças nas avaliações, projeções que passaram de +2,5% em janeiro para uma média de -2,3% agora, "mas algumas chegam a falar em queda de 5% no PIB", disse.

O que parece indiscutível é que haverá uma queda expressiva na economia, considerando o que aconteceu em países como China (80%), Itália (85%), França (72%) e Espanha (69%).

O vírus Corona mantém hoje 63 fábricas paradas, em dez estados e 40 cidades, afetando 123 mil trabalhadores.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.